Nuno Borges está a fazer história em Roma e este domingo apurou-se para a quarta ronda do ATP Masters 1000 italiano, um resultado que o coloca entre os melhores portugueses de sempre nesta categoria e que admitiu ser surpreendente.
“Foi mais uma maratona de três horas. Achei que no primeiro set estive bastante bem, principalmente no início porque estava a controlar o jogo, mas de repente ficou mais calor, ele subiu o nível e as coisas complicaram-se para o meu lado. Depois foi mesmo lidar com a nova adversidade porque ele estava a jogar muito bem nos jogos de serviço, eu não estava a conseguir encontrar grandes respostas e fui-me aguentando para ele me dar um ou outro erro”, disse em declarações enviadas à imprensa acerca da reviravolta contra o qualifier italiano Francesco Passaro, que chegou a ter match point para vencer em duas partidas.
“Achei que ele estava a jogar muito com as sensações de Roma, a sentir-se bem e as coisas estavam a sair-lhe bem. Bolas muito perto da linha, amorties executados na perfeição e eu não estava tão iluminado, mas aguentei-me muito bem de cabeça, mantive-me duro nos momentos decisivos e tive oportunidades nos dois tie-breaks“, acrescentou o número um nacional, que depois de Frederico Gil e João Sousa se tornou no terceiro português a chegar aos oitavos de final de um ATP Masters 1000.
O encontro aconteceu no Grand Stand, o segundo maior court do Foro Italico, e contou com as bancadas praticamente lotadas do início ao fim e um ambiente próprio da Taça Davis para o qual o maiato de 27 anos já estava preparado: “O público esteve ao rubro do lado dele, mas o encontro contra o [Alexandre] Bublik também me ajudou a preparar para este tipo de situações. Foi um bom ambiente no geral e num estádio grande sabe sempre bem ganhar um encontro destes.”
Reconhecendo que a quarta ronda alcançada esta semana é “mais do que alguma vez esperei” e que já o fez “ir além dos objetivos para este torneio”, onde há um ano somara a primeira e até agora única vitória a este nível, Nuno Borges garantiu estar “pronto para lutar por um novo objetivo e ir a jogo para ganhar.”
O próximo adversário, esse, sairá do encontro da sessão noturna entre Alexander Zverev e Luciano Darderi, agendado para a sessão noturna deste domingo.