Henrique Rocha enfrenta cabeça de cartaz em duelo NextGen de luxo a abrir o Oeiras Open 4

Sara Falcão/Federação Portuguesa de Ténis

O quarto torneio do ATP Challenger Tour a acontecer em Portugal em 2024 tem como primeiro prato forte um encontro entre o português Henrique Rocha e o norte-americano Alex Michelsen na ronda inaugural do quadro principal de singulares. Organizado pela Federação Portuguesa de Ténis no Complexo de Ténis do Jamor entre 11 e 18 de maio, o Oeiras Open 4 conta com 10 portugueses em ação, sete deles já este domingo no qualifying.

Recém-chegado de Praga, onde somou uma das melhores vitórias da carreira rumo a mais uns quartos de final num circuito em que já este ano inaugurou o palmarés, Henrique Rocha (206.º classificado no ranking) foi um dos três destinatários dos wild cards à disposição da organização. Os restantes foram entregues a Jaime Faria (233.º), também vindo da capital checa, e a Gastão Elias (379.º), o português com melhor registo no Jamor — já ergueu três títulos Challenger neste palco.

O sorteio realizado no final de tarde deste sábado colocou-os a todos na metade superior do quadro: Rocha terá como primeiro adversário nada mais, nada menos do que o primeiro cabeça de série. Michelsen é do mesmo ano (2004) que o portuense, mas ainda não celebrou o 20.º aniversário e está no melhor ranking da carreira (69.º) depois de um arranque de temporada em que se destacam a terceira ronda no Australian Open e os quartos de final no ATP 250 de Los Cabos, bem como a segunda ronda nos ATP Masters 1000 de Indian Wells e Miami.

O tenista da Califórnia está a viver a primeira temporada a tempo inteiro no circuito principal depois de um 2023 dourado que o viu jogar quatro finais Challenger (venceu duas) e uma ATP (finalista em Newport em julho de 2023).

Os resultados obtidos no primeiro trimestre colocam-no no quarto posto da “Corrida a Jidá”, onde acontecerá o Next Gen ATP Finals. No top 10 da lista de melhores jovens do mundo está também Henrique Rocha, precisamente no 10.º lugar após a campanha da última semana.

Henrique Rocha foi escolhido para a “Class of 2023” do ITF World Tennis Tour depois de um ano que o viu conquistar seis títulos individuais e transportou os resultados do ano transato para esta época, em que já inaugurou o palmarés Challenger quer em singulares (Múrcia), quer em pares (Ostrava), ao lado do amigo Jaime Faria.

O jovem de 20 anos é o tenista português com mais posições ganhas no ranking desde o início da temporada (de 411.º para 230.º) e está de volta a um local onde, há apenas três semanas, jogou pela primeira vez umas meias-finais Challenger. Semifinalista desse Oeiras Open 125, Faria terá como primeiro adversário no Oeiras Open 4 o japonês Shintaro Mochizuki (157.º), oitavo cabeça de série e em ação num torneio de terra batida pela terceira vez este ano.

O trio luso assegurado neste quadro principal ficou completo com o nome de Gastão Elias. O jogador da Lourinhã interrompeu muito recentemente a série de 16 vitórias consecutivas no Court Central do Jamor (onde este ano até já jogou mais uma final Challenger, mas em piso rápido) e regressa confiante depois de ter celebrado três triunfos em Francavilla al Mare. Joris de Loore (208.º), o primeiro adversário, é mais dado a superfícies rápidas.

Mas, para já, as atenções desdobram-se sobre os sete nomes da casa que vão preencher um domingo em grande no Complexo de Ténis do Jamor: a Frederico Silva (408.º), Duarte Vale (596.º) e Pedro Araújo (641.º), que tiveram acesso direto à fase de qualificação, juntam-se quatro outros jogadores convidados: João DominguesFrancisco Rocha (909.º), Rodrigo Fernandes (1194.º) e Tiago Pereira (712.º).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share