O Mutua Madrid Open continua a sorrir ao ténis brasileiro e a segunda semana do maior torneio organizado em Espanha começou com mais uma vitória de Beatriz Haddad Maia, que assim inscreveu o nome nos quartos de final do WTA 1000 espanhol pela primeira vez.
Perante várias dezenas de compatriotas, a jogadora natural de São Paulo (atualmente no 14.º lugar do ranking) surpreendeu a grega Maria Sakari, semifinalista há um ano e atualmente no sexto posto, com os parciais de 6-4 e 6-4.
A vitória desta segunda-feira foi a segunda de Haddad Maia sobre uma adversária do top 10 mundial desde o início da temporada, dois meses depois de ter surpreendido Ons Jabeur nos quartos de final do WTA 500 de Abu Dhabi. E a terceira contra a grega, tornando-se na primeira jogadora a derrotar Sakkari nas três superfícies (piso rápido de Miami e relva de Nottingham em 2022).
Apurada pela primeira vez para os quartos de final do WTA 1000 de Madrid, a melhor tenista sul-americana da atualidade poderá ter como próxima adversária Iga Swiatek, caso a polaca, número um mundial, confirme o favoritismo sobre a espanhola Sara Sorribes Tormo.