OEIRAS — Jana Fett (150.ª) comandou logo desde os momentos iniciais o derradeiro embate da semana no Clube Escola de Ténis de Oeiras e encerrou com a cereja no topo do bolo a passagem por solo português. Numa final sem história, a croata de 27 anos não enfrentou perigos para bater a húngara Panna Udvardy (151.ª) através dos arrasadores parciais de 6-0 e 6-2 celebrados em apenas 69 minutos, que lhe garantem o maior título da carreira.
A jogadora natural de Zagrebe desde cedo deixou provado que tinha uma única vontade em mente e, perante uma postura muito apática da adversária, teve a autoestrada aberta para em apenas 23 minutos completar metade da equação. Fett voltou no segundo parcial a ter a arte e engenho para se continuar a apresentar num nível superlativo e nem as ligeiras melhorias apresentadas por Udvardy perturbaram a sua sensatez de explorar até ao último ponto as fragilidades postas em evidência do outro lado da rede.
Com apenas duas semanas a servirem de espaço temporal desde a conquista mais especial, celebrada ‘em casa’, no W75 de Split, Jana Fett eleva a fasquia ao adicionar ao palmarés de vitórias a primeira em torneios da categoria imediatamente superior — e a mais elevada no ITF World Tennis Tour. A ex-97.ª WTA, que dissipou a possibilidade de Panna Udvardy fechar de forma invicta a semana de regresso ao seu antigo clube, amplia para nove o número de títulos somados no circuito mundial e reconquista uma posição no top 130.