OEIRAS – Suzan Lamens (163.ª WTA) somou o oitavo triunfo consecutivo no Complexo de Ténis do Jamor ao inverter uma desvantagem frente a Kristina Mladenovic (252.ª), com os parciais de 4-6, 6-0 e 6-0, para garantir a maior final da carreira no Oeiras Ladies Open.
Depois das quatro vitórias ao serviço da seleção neerlandesa na Billie Jean King Cup, Lamens perdeu o primeiro set no Jamor frente à opositora menos credenciada neste momento, mas claramente a tenista com maior palmarés de toda a competição.
Mladenovic voltou a apostar na maior variedade possível, sobretudo com muitos amorties de esquerda, e após a entrada em falso da tenista de 24 anos (3-0) foi percebendo melhor como defrrontar a antiga top 10 WTA e vencedora de um torneio do circuito principal em oito finais disputadas.
Mesmo ao ceder o parcial inaugural no derradeiro jogo, Lamens não cedeu mais jogos em todo o restante encontro (concluído com 1h48) e nem sequer enfrentou qualquer break point adicional. A consistência da número três dos Países Baixos – mas a líder da equipa que se apurou para os play-offs de novembro na semana passada-, a capacidade de devolver sempre mais uma bola e esperar pelo momento certeiro para o golpe, a preparação para os amorties da gaulesa e a maior disponibilidade física foram peças-chave no inverter fulguroso da desvantagem.
Apurada para a maior final da carreira, a primeira a nível WTA, o Oeiras Ladies Open será a 13.ª decisão do palmarés de Suzan Lamens, que vai à procura do sétimo troféu da carreira e o segundo da presente temporada – no início de março arrecadou o maior título, para já, em Trnava (W75), vinda da fase de qualificação.
Para vencer um ainda maior terá de bater a favorita Clara Tauson (87.ª), que não precisou de disputar a primeira semifinal e, tal como Lamens, está numa série de oito triunfos de empreitada no Jamor, no caso da dinamarquesa sem ceder sets. Ambas apuraram as respetivas seleções na semana que findou e garantiram os maiores escalpes das carreiras – a neerlandesa superou Jelena Ostapenko (10.ª), Tauson bateu Maria Sakkari (sexta).
Aconteça o que acontecer, Suzan Lamens já tem garantida a maior cotação pessoal no ranking WTA: se perder deverá aparecer no posto 140 da hierarquia, no início deste mês foi 153.ª.