OEIRAS – Kristina Mladenovic (252.ª WTA, antiga top 10) venceu pela segunda vez no Oeiras Ladies Open e está nos quartos de final neste regresso de uma prova WTA a Portugal desde 2014. A francesa superou a britânica Francesca Jones (276.ª) com os parciais de 6-4 e 7-6(6), salvando dois set points para evitar um terceiro parcial.
Mesmo que tenha triunfado em dois sets, Mladenovic precisou de 2h23 para resolver a contenda. O encontro de abertura da jornada de quinta-feira do Court Central contou com várias mudanças de ascendente (13 breaks no total) e várias trocas de bola bastante longas.
A jogadora gaulesa precisou de anular quatro vezes uma desvantagem de break no segundo parcial (esteve a perder por 5-3) e, sobretudo, quebrar o serviço de Jones quando esta serviu em duas ocasiões (5-4 e 6-5) para arrecadar o set. No tie-break, a antiga número um mundial de pares (tem seis títulos do Grand Slam em 10 finais em pares femininos e três em cinco decisões em pares mistos) voltou a anular um ponto de set para evitar uma maratona.
Quartofinalista em Roland-Garros em 2017, Mladenovic sabe como jogar em terra batida e provou-o a espaços nesta segunda eliminatória. Muitos amorties, muitas subidas à rede e utilização eficaz de todo o court mostraram que ainda tem capacidade para estar mais acima na hierarquia WTA.
A campeã do antigo Estoril Open (em pares), neste mesmo palco, em 2013 (e finalista do Porto Open de 2023) vai agora defrontar Varvara Lepchenko (258.ª). A antiga top 20 e finalista de Seoul em 2014 ultrapassou Sinka Kraus (225.ª) por 7-6(4) e 6-3 e vai protagonizar com Mladenovic um duelo digno de finais de torneios maiores de outrora visto que ambas cotação de elite.
Quem também garantiu acesso aos quartos de final foi a neerlandesa Suzan Lamens (163.ª), que somou o sexto triunfo (sempre sem ceder sets) consecutivo no Complexo de Ténis do Jamor, depois dos quatro a semana passada (uma delas frente à top 10 Jelena Ostapenko) ao serviço da seleção laranja na Billie Jean King Cup.
Esta quinta-feira, Lamens bateu a lucky loser russa Julia Avdeeva (208.ª) por 7-5 e 6-0, tendo sido necessário anular três pontos de set quando a jovem de 21 anos serviu para vencer o primeiro parcial, isto depois da mais cotada ter entrado a vencer por 4-0.