OEIRAS – Depois de duas subidas de divisão consecutivas, a equipa portuguesa garantiu a permanência no Grupo I da zona Europa-África da Billie Jean King Cup by Gainbridge ao vencer o grupo da relegação. Este sábado a seleção anfitriã venceu a congénere da Bulgária com uma reviravolta na eliminatória, selada com o triunfo das irmãs Francisca Jorge e Matilde Jorge por 6-3, 4-6 e 10-2 contra Lia Karatancheva e Isabella Shinikova.
A precisar de vencer para evitar a despromoção – após o triunfo individual de Francisca Jorge ter mantido vivas as esperanças -, as vimaranenses estiveram na frente do encontro (amealharam cinco breaks em cinco jogos de resposta no set inaugural) até meados do segundo parcial, até que dois jogos de serviço nos quais desperdiçaram vantagens levaram a decisão ao limite possível (sem antes virem fugir três break points no décimo e derradeiro jogo), o match tie-break.
No ‘mata-mata’, Francisca Jorge e Matilde Jorge mostraram toda a superioridade, maior rodagem e conhecimento mútuo – além de irmãs, as melhores portuguesas da atualidade já somaram 14 troféus ITF em conjunto – e só cederam o terceiro e o nono ponto para seleram a manutenção em 1h22.