OEIRAS – As irmãs Francisca Jorge e Matilde Jorge garantiram um essencial triunfo sobre as norueguesas Ulrikle Eikeri e Emily Sartz-Lunde por 7-6(2) e 7-6(3) para darem a Portugal a primeira vitória nesta edição do Grupo I da zona Europa-África da Billie Jean King Cup.
Esta eliminatória suplantada permitiu à equipa das quinas entrar com o pé direito no grupo que luta pela permanência nesta divisão. Sábado, a capitã Neuza Silva, as irmãs Jorge, Angelina Voloshchuk, Ana Filipa Santos e Maria Garcia vão medir forças contra a congénere da Bulgária, turma que folgou nesta jornada e amanhã enfrenta a Noruega. No fim de contas, o conjunto com maior sucesso entre os três vai garantir a continuidade no Grupo I.
O sucesso das vimaranense deu-se, sobretudo, pelo poderio nos tie-breaks, jogados de forma irrepreensível. No segundo parcial, as vencedoras de 14 títulos ITF enquanto dupla ainda lideraram por 5-3, de repente as norueguesas passaram para a frente, mas a reação veio da melhor forma para evitar um sempre imprevisível match tie-break.
Eikeri impediu (em parceria com a japonesa Eri Hozumi) a conquista do Oeiras Ladies Open de 2023 a Francisca e Matilde Jorge (o que teria sido o troféu mais importante da dupla visto tratar-se de um título de 100.000 dólares). Uma final disputada precisamente no Court 1 do Complexo de Ténis do Jamor, palco da eliminatória desta quinta-feira. A vingança veio um ano depois, e para a número um nacional até veio em dose dupla após ter triunfado igualmente a nível individual momentos antes.