OEIRAS – A grega Maria Sakkari, atual sexta melhor tenista do mundo, competiu pela primeira vez em singulares no Complexo de Ténis do Jamor. Frente à norueguesa Malene Helgo (389.ª), a antiga número três mundial prevaleceu com os parcais de 7-5 e 6-0 em 1h26.
Há pouco mais de 24 horas em Portugal – chegou ao meio-dia de terça-feira e horas depois venceu de imediato em pares -, a melhor tenista grega de todos os tempos garantiu o triunfo da sua seleção por 2-0 frente à congénere da Noruega, o que significa também que a turma helénica ainda tem hipóteses de seguir para o play-off de novembro para lutarem pela promoção à divisão principal (Qualifiers).
Ao garantirem o segundo lugar da pool C do Grupo I da zona Europa-África da Billie Jean King Cup, a Grécia vai agora lutar com as restantes segundas classificas e desse segundo grupo vai surgir a quarta apurada para os play-off, onde entretanto já estão as líderes dos respetivos grupos, Países Baixos, Áustria e Sérvia, esta última com liderança fechada somente nesta quarta-feira.
Esta foi a primeira vez que Maria Sakkari competiu individualmente em Portugal. Há um ano, a tenista de 28 anos (que tem dois títulos WTA na carreira em 10 finais, um deles, em quatro finais, da categoria 1000) veio igualmente ao Jamor através da seleção grega (na altura no Grupo II, tal como Portugal), mas estava doente e não disputou qualquer encontro, nem treinou, durante toda a semana.