OEIRAS — Depois de Angelina Voloshchuk na segunda-feira, a capitã Neuza Silva optou pela estreia de Maria Garcia em encontros de singulares na Billie Jean King Cup durante a jornada desta quarta-feira, dia em que Portugal enfrenta os Países Baixos num encontro sem influência no desfecho do Grupo B no Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras.
A lisboeta de 17 anos (atualmente no 1343.º lugar do ranking WTA) terá como adversária a neerlandesa Eva Vedder, sete anos mais velha e no 413.º posto da hierarquia mundial.
Apesar de ser o primeiro encontro individual de Maria Garcia na Billie Jean King Cup, este será o terceiro dia em que a jovem portuguesa entra em ação, uma vez que nas jornadas anteriores foi chamada para atuar em pares ao lado de Matilde Jorge — com quem, aliás, celebrou a primeira vitória de Portugal nesta edição.
O segundo encontro de singulares do dia será disputado precisamente por Matilde Jorge, que tinha ficado de fora das opções individuais nos confrontos com Letónia e Turquia. Para o par, Neuza Silva chamou Francisca Jorge e Ana Filipa Santos — que assim irá a jogo pela primeira vez esta semana.
Independentemente do que aconteça esta quarta-feira, já se sabe que os Países Baixos terminarão o Grupo B no primeiro lugar e Portugal no último, o que significa que a equipa das quinas terá de jogar uma segunda fase de grupos, entre quinta-feira e sábado e com outras duas equipas, para tentar evitar as duas vagas de despromoção.