OEIRAS – Um ano depois da vinda a Oeiras somente para apoiar as colegas de seleção grega devido ao facto de estar doente, Maria Sakkari regressou ao Complexo de Ténis do Jamor ao meio-dia desta terça-feira (vinda das meias-finais de Charleston no passado sábado) e estreou-se logo a vencer. Ao lado de Despina Papamichail, a número seis WTA venceu o par sérvio composto por Elena Milovanovic e Lola Radivojevic por 4-6, 6-3 e 10-8.
Agora no Grupo I da zona Europa-África da Billie Jean King Cup by Gainbridge – há um ano a equipa grega foi promovida atrás da seleção portuguesa -, a Grécia somou a primeira derrota à segunda jornada, já que o par foi iniciado com a turma dos balcãs a possuir dois triunfos no bolso em singulares. Aleksandra Krunic (527.ª, antiga 39.ª e vencedora de um título WTA em três finais) bateu Papamichail (235.ª) por 6-0 e 6-3 e a jovem de 17 anos Mia Ristic (335.ª) superou Valentini Grammatikopoulou (206.ª) por 2-6, 6-4 e 6-1.
Assim sendo, a Sérvia está em muito boa posição para garantir o apuramento para os play-offs de novembro. Grécia e Suécia têm uma vitória e uma derrota, Noruega vai lutar pela permanência com as duas restantes equipas que vão terminar no último lugar nos outros grupos, uma das quais a equipa portuguesa.
Menos feliz foi o dia de Jelena Ostapenko. A atual número 10 mundial (ex-quinta) e vencedora de Roland-Garros em 2017 (o primeiro dos oito títulos, os derradeiros dois foram na presente época) perdeu duas vezes no mesmo dia depois do sucesso (no limite) face à número um nacional Francisca Jorge na jornada anterior. Primeiro contra Suzan Lamens (164.ª) com os parciais de 7-6(7) e 6-4 (chegou a ter set points no parcial inaugural e dispôs de vantagem de break em ambos os sets), depois ao lado de Darja Semenistaja contra a mesma Lamens e a top 10 da variante Demi Schuurs com os parciais de 7-6(3) e 6-3.
A turma laranja impos-se por 2-1 – no primeiro singular do dia a letã Semenistaja (110.ª) tinha derrotado Eva Vedder (413.ª) por 6-2, 3-6 e 6-3.
Os Países Baixos garantiram, deste modo, o passaporte para os Play Offs. Com Portugal em último no Grupo B, Letónia e Turquia vão lutar pelo segundo lugar nesta quarta-feira, onde se espera que a sétima melhor jogadora de 2024 volte à ação.
Caroline Wozniacki nem apareceu no Estádio Nacional por continuar doente. A antiga número um mundial e vencedora do Australian Open de 2018 tinha desistido na véspera e apesar de estar escalonada para o encontro de pares não foi chamada a jogo. A número um dinamarquesa Clara Tauson (87.ª) venceu o duelo de top 100’s contra a búlgara Viktoriya Tomova por 6-4 e 6-2 (era, no papel, o embate mais aliciante do dia) e, antes, Johanne Christine Svendsen (516.ª) tinha ultrapassado Lia Karatancheva (505.ª) com duplo 6-2.
É esperado o regresso da antiga líder WTA (71 semanas) na próxima jornada, num dia decisivo para a equipa nórdica na luta pelo segundo posto do grupo A. A Áustria já garantiu o bilhete para setembro, a Bulgária vai lutar com Portugal e Noruega pela sobrevivência.