Depois da passagem pelo Millennium Estoril Open que terminou na primeira eliminatória da fase prévia, Gastão Elias (393.º) regressou ao circuito Challenger mas não teve um percurso longo em Madrid. O jogador português anulou a oportunidade de se aproximar do quadro principal ao perder na ronda de abertura com o mais cotado Javier Barranco Cosano (265.º), por 6-3 e 6-4.
Elias retaliou com sucesso a uma entrada em falso e até escalou um outro degrau para se posicionar na frente, mas o adversário também não se deu por derrotado e teve tempo para inverter o cenário no primeiro parcial. O segundo foi menos atribulado e ambos foram constantes nos jogos de serviço, bastando a Barranco Cosano uma única chance de break para conquistar a diferença mínima e, mais tarde, celebrar ao terceiro ponto de encontro.
Gastão Elias despede-se de Madrid, deixando o torneio da capital a cargo do português Francisco Cabral, e volta de malas feitas para território nacional. Sem pontos a defender nas próximas semanas, o lourinhanense é um dos inscritos na fase de qualificação do Oeiras Open, e ainda pode sonhar com um convite para o quadro principal.