Simona Halep recebeu um dos wild cards para o quadro principal de singulares do WTA 125 Oeiras Ladies Open e será a estrela-maior do torneio que a Federação Portuguesa de Ténis organiza entre os dias 14 e 21 de abril no Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras. As portuguesas Francisca Jorge e Matilde Jorge e a francesa Kristina Mladenovic completam a lista de convidadas para a prova que marca o regresso do circuito mundial feminino ao país 14 anos depois e que acontece em simultâneo com um ATP Challenger 125.
Recém-regressada ao circuito no WTA 1000 de Miami, o primeiro torneio que disputou desde o US Open de 2022, a tenista romena de 32 anos já esteve no primeiro lugar do ranking WTA e tem 579 vitórias e 24 títulos de singulares no currículo. Entre eles destacam-se os de Roland-Garros (2018, depois de perder finais em 2014 e 2017) e Wimbledon (2019), para além de também ter sido finalista do Australian Open (2018) e do WTA Finals (2014).
“Estou muito entusiasmada por adicionar um torneio novo ao meu calendário. Neste regresso ao circuito WTA pretendo disputar o maior número de encontros possíveis e aceitar este wild card dá-me a oportunidade de o fazer perante o público português. Quero agradecer ao torneio por me receber e mal posso esperar por estar aí”, afirmou a ex-líder do ranking.
Esta será a primeira participação de Simona Halep num torneio organizado em Portugal desde 2011, quando foi derrotada na primeira ronda do antigo Estoril Open pela futura campeã Anabel Medina Garrigues.
O Oeiras Ladies Open assinala o regresso do país ao calendário do circuito WTA pela primeira vez desde 2014, o ano em que o antigo WTA 250 se realizou pela última vez precisamente no Complexo de Ténis do Jamor que agora volta a acolher várias estrelas.
Para além de Halep, a Federação Portuguesa de Ténis endereçou um convite a outra jogadora que já esteve no top 10 mundial: Kristina Mladenovic, atualmente no 254.º posto da hierarquia individual (foi número um em pares).
Quartofinalista do US Open (2015) e de Roland-Garros (2017) em singulares e campeã de seis torneios do Grand Slam em pares (variante na qual chegou ao primeiro lugar do ranking), a francesa de 30 anos jogou recentemente uma final em solo português, terminando o Porto Open (ITF W40) como vice-campeã em julho de 2023.
O quarteto de wild cards ficou completo com os nomes de duas portuguesas: as irmãs Francisca Jorge e Matilde Jorge, respetivamente 190.ª e 550.ª classificadas no ranking mundial.
A estreia das duas melhores tenistas lusas da atualidade em torneios do circuito WTA acontecerá na sequência da representação da seleção nacional no Grupo 1 da Zona Europa-África da Billie Jean King Cup by Gainbridge que está a ser discutido esta semana — entre 8 e 13 de abril — nos mesmos courts de terra batida.
Angelina Voloshchuk, que também está ao serviço da seleção portuguesa, não pôde ser contemplada com um convite devido à limitação imposta pelo circuito feminino ao número de torneios disputados pelas jogadoras antes do 17.º aniversário.