OEIRAS — A participação de Portugal no Grupo 1 da Zona Europa-África da Billie Jean King Cup by Gainbridge começou com uma derrota de Angelina Voloshchuk, que à segunda presença entre as convocadas atuou pela primeira vez e ainda deu luta a uma adversária que está à porta do top 100.
Chamada a jogo pela capitã Neuza Silva pela primeira vez na carreira, a jovem portuguesa de 16 anos abriu a eliminatória com a Letónia com uma derrota por 4-6, 6-1 e 6-1 frente a Darja Semenistaja, atualmente no 110.º lugar do ranking mundial.
Com honras de Court Central do Jamor, o embate entre portuguesas e letãs começou com uma exibição destemida da mais nova das tenistas da casa. Durante a primeira partida, Voloshchuk demonstrou a facilidade na aceleração de bola que a caracteriza e conseguiu criar muitas dificuldades a Semenistaja, chegando a liderar por 5-2 antes de sofrer uma quebra de serviço que equilibrou o parcial.
Mas com o avançar do encontro a jogadora visitante — que esta época já venceu um WTA 125 — começou a impor-se do fundo do court, aproveitou o aumento de erros não forçados do lado português e tomou rapidamente as rédeas do embate para dar à Letónia o primeiro ponto.
O segundo embate do dia entre Portugal e Letónia colocará frente a frente as melhores jogadoras de cada país: Francisca Jorge (190.ª) e Jelena Ostapenko (10.ª), ex-campeã de Roland-Garros e já com dois títulos WTA este ano.