O Complexo de Ténis do Jamor volta a receber a Billie Jean King Cup by Gainbridge entre os dias 8 e 13 de abril, com a Federação Portuguesa de Ténis como anfitriã do Grupo I da Zona Europa-África da Billie Jean King Cup by Gainbridge.
Áustria, Bulgária, Dinamarca, Grécia, Hungria, Letónia, Noruega, Países Baixos, Portugal, Sérvia, Suécia e Turquia são as 12 seleções presentes nesta fase da competição.
As 12 equipas serão distribuídas por três grupos de quatro, com as primeiras classificadas de cada grupo a assegurarem automaticamente a promoção ao play-off de apuramento para as Billie Jean King Cup by Gainbridge Qualifiers.
As seleções que terminem a fase de grupos no segundo lugar disputarão um grupo que decide a quarta vaga de apuramento, enquanto as terceiras classificadas discutem um outro grupo para o apuramento das posições finais e as quartas classificadas juntam-se num grupo do qual resultarão duas despromoções.
Há um ano, Portugal conseguiu a promoção ao Grupo I da competição graças a uma campanha dourada que incluiu vitórias sobre Israel, Malta, Bósnia-Herzegovina, Grécia e Geórgia.
A capitã nacional, Neuza Silva, convocou Francisca Jorge, Matilde Jorge, Angelina Voloshchuk, Ana Filipa Santos e Maria Garcia.
Entre a lista de convocadas dos países visitantes destacam-se a dinamarquesa Caroline Wozniacki (número um mundial durante 71 semanas e vencedora do Australian Open 2018), a grega Maria Sakkari (será número seis mundial na segunda-feira e já esteve no terceiro lugar) e a letã Jelena Ostapenko (atualmente no 10.º posto e ex-número cinco, venceu Roland-Garros em 2017).
Arantxa Rus (54.ª), Viktoriya Tomova (74.ª) e Clara Tauson (87.ª) também estão no top 100 mundial de singulares e duas delas até já disputaram finais em Oeiras: Tomova foi vice-campeã do Oeiras Ladies Open em 2022 e Tauson venceu o Oeiras CETO Open em 2020.