ESTORIL — João Sousa (272.º) encerrou na tarde desta quarta-feira um percurso sem igual no circuito profissional e pendurou aos 35 anos as raquetas depois de perder com Arthur Fils (37.º) na primeira ronda do Millennium Estoril Open. Na despedida após a sua nona participação noutras tantas edições que o torneio tem, o português dirigiu-se ao público que lotou o Estádio Millennium para testemunhar um momento marcante na história do ténis nacional.
Num emotivo discurso que deixou os portugueses de lágrimas nos olhos, João Sousa deixou umas últimas palavras antes da retirada: “São muitas emoções à flor da pele, depois de tantos anos dedicados ao ténis, à minha paixão, acho que não poderia ter elegido melhor palco para terminar a minha carreira, junto ao apoio incrível. Nada dos meus resultados faria sentido sem o vosso apoio, ao longo de todos estes anos. Estiveram ao meu lado nos bons e nos maus momentos.”
E na mesma ocasião agradeceu aos colegas de profissão que também fizeram parte da comovente cerimónia: “É um dia especial, hoje despeço-me do ténis profissional. Não é um adeus, é um até logo. A todos os meus colegas, que sempre puxaram por mim, queria agradecer por terem feito parte deste percurso. Foi um percurso belo e com tanto significado para mim. Obrigado, e viva Portugal.”