ESTORIL — Com o ténis de regresso ao Estádio Millennium depois de uma terça-feira estragada pela chuva que cancelou a jornada, o brasileiro João Fonseca (288.º) não teve uma primeira incursão longa em torneios ATP fora da América e foi travado ao primeiro desafio. Contemplado com wild card, o jovem prodígio de apenas 17 anos cedeu ante o qualifier Jan Choinski (188.º), por 6-2, 6-7 e 6-4 e passa o foco para a parceria com João Sousa no compromisso de pares marcado também para esta tarde.
O canarinho ainda foi o primeiro a alterar o rumo do marcador, só que pouco depois Choinski congelou-lhe as aspirações com três quebras de serviço consecutivas que sentenciaram o resultado no parcial. Fonseca conseguiu, entre a espada e a parede, prolongar a disputa para uma etapa adicional mas, nessa altura, foi novamente o britânico quem teve maior tenacidade para chegar ao ‘jogo, set e encontro’.
João Fonseca termina com uma derrota na primeira ronda a incursão de estreia em torneios ATP disputados na Europa mas, ainda antes de fazer as malas para o próximo destino, vai voltar esta quarta-feira à ação no Court Cascais ao lado do português João Sousa, num duelo de pares que pode marcar o definitivo fim de carreira do Conquistador.