ESTORIL — Uma infeção dentária alterou as contas a Alejandro Davidovich Fokina (28.º) e impediu o quarto cabeça de série de regressar ao Millennium Estoril Open. O espanhol, que preparava a quinta participação num torneio onde alcançou as meias-finais por duas vezes, foi forçado a desistir já depois do arranque do quadro principal e deixa o lugar à disposição de Richard Gasquet (122.º), campeão da edição de 2015 que recebe uma nova oportunidade.
Gasquet que, depois de se ter responsabilizado de colocar termo à participação de Gastão Elias na estreia, havia sofrido a reviravolta num duelo de luxo entre ex-top 10 com o compatriota Lucas Pouille (241.º), recebe uma nova vida no Clube de Ténis do Estoril e não só vai competir pela quinta vez no quadro principal, como usufrui de acesso direto à segunda eliminatória.
O veterano francês de 37 anos não só renasce das cinzas com o estatuto de lucky loser que lhe dá uma nova chance na terra batida portuguesa, como também ocupa a vaga deixada pelo quarto favorito, que à semelhança dos outros três principais cabeças de série tinha beneficiado de um bye. Pela frente e ainda sem conhecer o próximo adversário, Gasquet vai lutar pelos quartos de final frente a Maximilian Marterer (97.º) ou Dominic Thiem (91.º).