Foram há um ano protagonistas da final masculina do Masters 1000 de Indian Wells e este domingo vão voltar a estar frente a frente no encontro de atribuição dos títulos: depois de Carlos Alcaraz ter sido o primeiro a abrir o caminho, Daniil Medvedev recuperou — à semelhança do espanhol — de uma entrada em falso para bater Tommy Paul (17.º) por 1-6, 7-6(3) e 6-2 e reeditar a final no deserto da Califórnia.
O norte-americano alimentou a esperança da casa ao abrir a contenda com três quebras consecutivas que lhe valeram a conquista do primeiro parcial, mas Medvedev estava longe de deitar a toalha ao chão. O moscovita seguiu os mesmos termos com dois breaks madrugadores, mas deixou-se apanhar e foi apenas no tira teimas que desfez as dúvidas e restabeleceu a igualdade. Na fase decisiva o protagonismo voltou a incidir sobre Medvedev, que por duas vezes venceu no serviço do adversário.
Daniil Medvedev cumpre a missão de defender os pontos amealhados há um ano no piso rápido de Indian Wells e vai este domingo perseguir um desfecho ainda mais sorridente do que o estatuto de finalista vencido de 2023. O número quatro mundial vai voltar a defrontar Carlos Alcaraz, campeão em título, e frente ao qual quer restituir a igualdade no confronto direto (3-4).