Era um dos — senão o — dos embates mais aguardados de toda a semana em Indian Wells e as expectativas não foram defraudadas. Carlos Alcaraz (2.º) foi quem levou a melhor no oitavo capítulo de uma rivalidade ainda em fase embrionária com Jannik Sinner (3.º) e prolongou a impressionante série invicta em Indian Wells. O espanhol deu a volta ao guião por 1-6, 6-3 e 6-2 para passar a estar a um triunfo de reconquistar o estatuto de campeão da Califórnia — para além de ditar o fim da invencibilidade do italiano em 2024.
A chuva ainda baralhou os planos e forçou a suspensão do encontro ainda na fase inicial, mas mais tarde a partida retomou-se e Sinner aproveitou a pausa para estudar bem a lição: por duas ocasiões consecutivas venceu no jogo de serviço do adversário e ficou mais próximo da 17.ª vitória em 2024. Só que nada estava perdido para Alcaraz, que entrou bem a tempo de acionar o plano de recuperação.
O segundo capítulo foi tímido no que ao número de oportunidades de break diz respeito, e o jogador de Múrcia eliminou a igualdade, antes de ainda ter tido o perigo à espreita por duas vezes. Manteve a firmeza para impulsionar a ida a terceiro set e nessa derradeira fase demonstrou maior iniciativa para passar para a frente do plano e alcançar o resultado ambicionado ao cabo de cerca de duas horas.
Carlos Alcaraz iguala o registo do frente a frente com (4-4) e torna-se o primeiro nome a derrotar Jannik Sinner na nova temporada, depois do transalpino ter vencido os títulos do Australian Open e de Roterdão sem hiato. Ao espanhol, a eventualidade de um segundo troféu consecutivo em Indian Wells passa a ser cada vez menos uma miragem e pode revalidar o feito este domingo numa final marcada ou com o norte-americano Tommy Paul (17.º), ou com o russo Daniil Medvedev (4.º).