Vinda da segunda fase de qualificação que ultrapassou de forma consecutiva na América do Sul, Ana Filipa Santos (1177.ª) não conseguiu repetir o que fizera em Córdoba e foi esta quarta-feira travada na eliminatória de abertura do ITF W15 de São João da Boa Vista, no Brasil. A jogadora de Santiago do Cacém ainda teve bem em aberto a possibilidade de dar a reviravolta, mas as aspirações caíram por terra.
Frente a frente com a nipónica Wakana Sonobe (1051.ª), a portuguesa de 28 anos retaliou da melhor forma após um primeiro parcial em que não se conseguiu impor e, após ter restabelecido a igualdade no segundo set, esteve mesmo na liderança na derradeira partida. Ainda assim, o êxito não esteve do seu lado nos momentos-chave e a asiática não perdeu o fôlego, para ao fim de pouco mais de duas horas vencer por 6-2, 2-6 e 6-3.
Ana Filipa Santos, que na semana passada havia somado o primeiro triunfo em quadros principais desde novembro passado, despede-se daquele município brasileiro com novas boas sensações para adicionar à bagagem de regresso à competição depois de lesão. Vai prolongar a estada no estado de São Paulo, já que na próxima semana compete num evento da mesma categoria em Campinas — onde volta a iniciar o percurso na fase de qualificação.