Depois de ter deixado para trás as duas barreiras prévias da fase de qualificação, Ana Filipa Santos (1177.ª) regressou esta quarta-feira aos triunfos em quadros principais em solo argentino. A jogadora de Santiago do Cacém, que regressou ao circuito no final da temporada passada após uma longa ausência devido a lesão, aplicou uma reviravolta categórica para atingir pela primeira vez uma segunda ronda em 2024.
Para assinar a terceira vitória consecutiva no ITF W15 de Córdoba, a portuguesa de 28 anos precisou de ultrapassar as provações, mas reagiu da melhor forma a um primeiro capítulo conquistado pela peruana Michela Castro Zunino (1270.º) e assumiu as rédeas do encontro para fechar com chave de ouro, através dos parciais de 2-6, 6-1 e 6-0.
Ana Filipa Santos soma a primeira vitória em quadros principais desde novembro passado e passa a ficar à espreita de regressar a uns quartos de final quase um ano e meio depois. O seu desafio seguinte em Córdoba vai passar por procurar desobedecer ao estatuto de segunda cabeça de série apresentado pela anfitriã Melany Solange Kryvoj (529.ª), enquanto nos pares já ultrapassou também a estreia ao lado de Sofia da Cruz Mendonça e vai esta sexta-feira batalhar pelas meias-finais.