Volte-face no caso Rublev: pontos ATP e prémio monetário restituídos

Foi o caso mais mediático da temporada até ao momento: em plena meia-final do ATP 500 do Dubai, o russo Andrey Rublev perdeu a cabeça e foi desqualificado depois de ter abusado verbalmente de um juiz de linha. Agora, depois de ter interposto um recurso, o tenista viu serem-lhe restituídos os pontos ATP e o prize money referente à fase da prova que alcançou.

O episódio aconteceu já na reta final do terceiro set da meia-final, na qual Rublev defrontou o cazaque Alexander Bublik. Depois de uma bola chamada fora, que permitiu a Bublik avançar para o 6-5, Rublev aproximou-se de um dos juízes de linha e gritou junto da cara deste. Um dos elementos da equipa de arbitragem, fluente em russo, deu a indicação ao árbitro da partida sobre o teor das palavras proferidas por Rublev e o supervisor foi chamado ao court, tendo optado pela desqualificação do atleta.

Em circunstâncias normais, uma desqualificação implica a perda dos pontos conquistados no torneio, bem como do prémio monetário. No entanto, Rublev interpôs um recurso e foi parcialmente bem sucedido: a Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) considerou que retirar os pontos e o prémio monetário era inadequado neste caso e restituiu os mesmos. Pela presença nas meias-finais, Rublev conseguiu 200 pontos ATP e pouco mais de 157 mil dólares de prémio.

Contudo, o mau comportamento do tenista russo levou a uma multa, cujo valor será descontado diretamente do prémio do torneio. Rublev vai ter de pagar cerca de 36 mil dólares, o que reduz o cheque final no ATP 500 do Dubai para cerca de 120 mil.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share