Duas semanas depois de ter alcançado as primeiras meias-finais da temporada no Porto, Francisca Jorge (199.ª) regressou da melhor forma ao Complexo Desportivo do Monte Aventino e foi a primeira portuguesa a seguir para a segunda eliminatória do torneio ITF W75. A número um nacional, que vive o melhor momento da carreira no ranking mundial, não teve facilidades para se soltar das amarras, mas foi em grande estilo que completou a tarefa.
Partilhando as atenções com a francesa Lois Boisson (300.ª) no palco central do complexo portuense, Jorge nunca esteve em desvantagem mas foi só nos derradeiros momentos do primeiro capítulo que conseguiu amealhar o break necessário para desfazer a igualdade e evitar o recurso a tie-break. Daí em diante, a vimaranense apoderou-se de um domínio total e aproveitou o apagão da adversária para aplicar um corretivo e celebrar por 7-5 e 6-0.
Francisca Jorge já havia ultrapassado a estreia também na variante de pares, onde esta segunda-feira começou a defesa do estatuto de quarta pré-designada ao lado da irmã Matilde Jorge, e embala para os oitavos de final de singulares. A próxima adversária da melhor jogadora nacional vai ser a germânica Nome Noha Akugue (202.ª), que para trás deixou a quinta favorita Elena Gabriela Ruse (158.ª).