Iga Swiatek conquistou o primeiro WTA 1000 da temporada e sagrou-se tricampeã em Doha, a capital do Qatar, onde assinou um feito inédito há quase nove anos.
Este sábado, a número um mundial venceu Elena Rybakina (quarta classificada no ranking) por 7-6(8) e 6-2 e acabou com a série de três derrotas consecutivas para a adversária cazaque.
À procura do terceiro título do ano, Rybakina entrou melhor e liderou por 4-1. Mas a ex-campeã de Wimbledon cortou acidentalmente a própria perna com a raqueta durante o movimento de serviço e precisou de receber um tratamento médico que lhe quebrou o ritmo.
A perder por um duplo break, Swiatek anulou a desvantagem, voltou a recuperar de um break ao 5-6 e adiou a discussão do primeiro parcial até ao tie-break, no qual ainda salvou um set point antes de passar definitivamente para a frente. Dona e senhora de Doha, a tenista polaca não voltou a olhar para trás e superados os dois pontos de break com que abriu a segunda partida descolou para a vitória.
Aos 22 anos, Iga Swiatek fez o que ninguém conseguia no circuito desde Serena Williams (Miami em 2013, 2014 e 2015) ao sagrar-se tricampeã de uma prova. Foi o 18.º título da carreira e sétimo na categoria WTA 1000 para a polaca, que até hoje só perdeu quatro decisões.
Quanto a Elena Rybakina, apesar de não ter conseguido erguer a terceira coroa de 2024 (já tinha ganho o WTA 500 de Brisbane e o WTA 500 de Abu Dhabi, este no último fim de semana) despediu-se de Doha como líder de vitórias (15) este ano, superando a letã Jelena Ostapenko (14). As duas são precisamente as únicas a já terem ganho dois torneios.