Gastão Elias prolonga senda vitoriosa no Barém com nova vitória frente a ‘vítima’ do Jamor

As duas vitórias assinadas na fase prévia viabilizaram a Gastão Elias (295.º) o acesso ao quadro principal do Challenger 125 de Manama e o trilho foi esta terça-feira alargado com uma nova exibição positiva. O número cinco nacional estudou bem a lição num novo frente a frente com o turco Cem Ilkel (324.º) e voltou a fazer dele seu mártir, depois de já o ter derrotado por duas ocasiões consecutivas no Complexo de Ténis do Jamor, logo no início desta temporada.

Num confronto entre qualifiers, foi o jogador de Istambul o primeiro a subir para plano central ao apoderar-se do parcial de abertura, mas Elias recompôs-se bem a tempo para evitar o soar dos alarmes e recuperar a igualdade com uma fase categórica. O lourinhanense voltou a estar várias vezes por cima dos acontecimentos no terceiro set, mas deixou a escapar as oportunidades e só desfez as dúvidas num tie-break onde até teve de salvar um match point, para depois celebrar por 4-6, 6-1 e 7-6(6).

Foi mesmo Elias o primeiro a ter iniciativa para agitar com o marcador, mas nenhuma das três chances foram frutíferas e momentos mais tarde Ilkel aproveitou a frecha para conquistar o break que lhe valeu a vitória nesse capítulo. Sem tempo a perder, o português direcionou todas as atenções para escalar o fosso e num segundo parcial de sentido único ganhou o embalo necessário para entrar na disputa pelo resultado.

Uma nova quebra de serviço ampliou as aspirações do luso de 33 anos, que chegou a dominar por 3-1 na fase derradeira da partida, mas Ilkel respondeu com a mesma moeda e, mais tarde, a conjuntura repetiu-se. Elias até chegou a servir para consumar o triunfo sem recurso a tie-break, só que voltou a não ter o êxito alinhado a seu favor e o susto estendeu-se para o momento mais crítico. O adversário asiático teve nas mãos a oportunidade de agarrar a vitória, todavia o português esteve à altura do desafio e, ao não deitar a toalha por terra, viria a celebrar minutos mais tarde o resultado almejado.

Gastão Elias, que volta a deixar um turco pelo caminho depois de na derradeira ronda do qualifying também ter precisado de reverter de um primeiro parcial perdido, assina a terceira vitória do ano diante de Cem Ilkel depois de outros dois momentos sorridentes no piso rápido do Jamor e chega à décima vitória da temporada no ATP Challenger Tour. O próximo adversário na península Arábica é o britânico Billy Harris (191.º), embalado pela desistência do primeiro cabeça de série Christopher O’Connell (67.º).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share