Depois de Brisbane, Abu Dhabi: Elena Rybakina voltou a dominar a concorrência e conquistou o segundo título do ano, novamente num WTA 500.
A número cinco mundial confirmou o estatuto de primeira cabeça de série e derrotou Daria Kasatkina (14.ª classificada no ranking) por autoritários 6-1 e 6-4 em apenas 72 minutos.
Menos de 24 horas depois de ter derrotado Beatriz Haddad Maia num embate de três horas, Kasatkina acusou o desgaste e cometeu demasiados erros não forçados, com destaque para 16 só na primeira partida. Mais fresca, Rybakina aproveitou para dominar com o serviço e ditar a tónica, conseguindo uma vantagem folgada que a catapultou para uma final praticamente de sentido único, que resolveu de uma vez com uma quebra de serviço ao 4-4 do segundo parcial.
Os 500 pontos conquistados na capital dos Emirados Árabes Unidos permitem a Elena Rybakina subir uma posição no ranking, para quarta, em troca com Jessica Pegula, e ficar a apenas um degrau de igualar a melhor classificação da carreira.
Apesar de ainda estarmos na primeira quinzena de fevereiro, a cazaque já igualou o máximo de títulos conquistados numa só época (em 2023, quando venceu os WTA 1000 de Indian Wells e Roma), chegando aos sete títulos individuais.
Daria Kasatkina também esteve numa decisão pela segunda vez esta época, mas voltou a falhar o objetivo principal, tal como quando foi finalista em Adelaide.