O estatuto de cabeças de série permitiu-lhes avançar para a segunda eliminatória do ATP 250 de Marselha de forma automática e foi apenas nesta quinta-feira que foram chamados à ação: Grigor Dimitrov (13.º) e Hubert Hurkacz (8.º) não vacilaram nos primeiros desafios da semana e avançaram para os quartos de final, enquanto por outro lado Felix Auger-Aliassime (28.º) ampliou a maré pouco positiva com mais uma despedida precoce.
Sensivelmente duas semanas depois de ter sido surpreendido por Nuno Borges (47.º) na terceira ronda do Australian Open, Dimitrov encontrou a ocasião para voltar aos resultados sorridentes e comandou as contas com o norte-americano Sebastian Korda (34.º). Numa partida de extremos, o búlgaro ainda se sentiu acorrentado num segundo parcial que viria a cair para o seu lado e o resultado por 6-1 e 7-6(5) viabilizou um próximo desafio com o francês Arthur Rinderknech (94.º).
Ulteriormente, o palco central passou a ter como protagonista Hurkacz, principal candidato à conquista do título no próximo domingo, que reuniu todos os argumentos necessários para se distanciar categoricamente do cazaque Alexander Shevchenko (56.º), com os parciais de 6-1 e 6-4 assinados ao fim de apenas 67 minutos. O jogador da Breslávia, que procura defender o troféu conquistado na prévia edição em Marselha, vai ter como obstáculo seguinte o checo Tomas Machac (66.º).
Quem não teve tantas razões para celebrar na Côte d’Azur foi Auger-Aliassime, sétimo da lista dos cabeças de série que não conseguiu dar seguimento ao triunfo inaugural assinado na passada jornada. O canadiano, que foi finalista vencido desta prova gaulesa em 2022, ficou longe de repetir esse feito e fez as malas ao perder na segunda eliminatória com o chinês Zhizhen Zhang (50.º), por 6-4 e 6-4.