Os problemas físicos ainda continuam a atormentar Paula Badosa (79.ª) e depois de ter sido forçada a desistir a meio do segundo encontro em Hua Hin devido a dores sentidas nas costas foi forçada a prescindir do regresso à competição. A espanhola estava inscrita no quadro de luxo do WTA 500 de Abu Dhabi e até já tinha adversária definida para a estreia, mas optou por anunciar a desistência.
“Lamento, mas vou ter de desistir do torneio. Tinha muita vontade de jogar aqui e espero poder voltar a participar no próximo ano”, comunicou a espanhola de 26 anos nas redes sociais, depois de também ter sido forçada a desistir da anterior edição do prestigiado torneio dos Emirados Árabes Unidos devido a um vírus.
Paula Badosa, que se manteve longe da competição em grande parte da última temporada depois da lesão sofrida na relva de Wimbledon, prolonga o processo de recuperação às mazelas sentidas nas costas e o melhor cenário aponta-a ao WTA 1000 de Doha, que se disputa na próxima semana, a partir de 11 de fevereiro.
Desfalcado não só de Paula Badosa, mas também da campeã em título Belinda Bencic — ausente do circuito enquanto espera o nascimento do primeiro filho —, o torneio da península Arábica é encabeçado por Elena Rybakina e Ons Jabeur, as duas primeiras cabeças de série que, à semelhança de Maria Sakkari e Barbora Krejcikova, beneficiaram de acesso direto à segunda ronda.