Rebecca Sramkova (119.ª) defendeu até ao último dia o estatuto de primeira favorita da semana no Complexo Desportivo do Monte Aventino e sagrou-se campeã do evento de categoria ITF W50 depois de dar a volta a uma decisão entre as duas destacadas cabeças de série. A eslovaca desamarrou-se das fases mais críticas da disputa com a espanhola Jessica Bouzas Maneiro (141.ª) e foi em grande estilo que completou a missão por 6-7(4), 7-5 e 6-1, ao fim de quase duas horas e meia de encontro.
A natural de Bratislava foi a primeira a alcançar a posição de liderança, mas um único break veio a demonstrar-se insuficiente para gerir a situação e a adversária recuperou o espaço perdido para levar a decisão a tie-break, onde foi mais eficaz. Bouzas Maneiro até esteve em boas posições para passar a ter o troféu de campeã quase nas mãos, mas depois de duas trocas de quebras ficou aquém do necessário para desfazer as dúvidas e Sramkova aproveitou a janela de oportunidade para assumir o comando e transportar o bom nível para um terceiro capítulo de sentido único.
Aos 27 anos, Rebecca Sramkova ergue este domingo no Porto o 13.º título da conta individual no ITF World Tennis Tour e soma a sua primeira conquista em solo português, tornando-se a segunda campeã internacional em provas disputadas no nosso território em 2024, depois de na semana passada ter sido precisamente a espanhola Jessica Bouzas Maneiro a celebrar o título naquele mesmo palco.