A jogar em casa, a Sérvia não contou com a sua maior estrela, Novak Djokovic, mas era a favorita para uma vitória que viu escapar para a Eslováquia e falhou o apuramento para a fase final da Taça Davis.
Na terra batida indoor de Kraljevo, os sérvios viveram um primeiro dia para esquecer (derrotas de Miomir Kecmanovic e Dusan Lajovic em dois singulares para os quais eram favoritos) e voltaram a cair no par que abriu a jornada deste sábado, no qual Lukas Klein e Igor Zelenay surpreenderam Nikola Cacic e Kecmanovic por 7-6(4) e 6-3.
Com três derrotas em três encontros, os campeões de 2010 e finalistas de 2013 falharam o regresso a uma fase final onde há apenas três meses o líder do país dispôs de três match points contra Jannik Sinner para garantir nova presença na decisão do título.
Com a campanha surpreendente fora de portas, a Eslováquia quebrou a malapata (tinha perdido por quatro vezes na ronda de acesso) e apurou-se pela primeira vez na história para a fase final da Taça Davis, que será dividida entre a fase de grupos, em setembro, e a fase a eliminar (quartos de final, meias-finais e final), em novembro.