Matilde Jorge apurou-se este domingo para a segunda e última ronda do qualifying do ITF W50 do Monte Aventino, no Porto, e celebrou pela primeira vez em singulares na temporada de 2024.
A disputar o segundo torneio do ano, a jovem portuguesa de 19 anos, atualmente no 545.º lugar do ranking mundial, sorriu no duelo de gerações com a chinesa Min Liu (de 30 anos e número 972 mundial) graças aos parciais de 6-1 e 6-4.
Há uma semana, Matilde Jorge tinha caído na ronda de estreia de outro ITF nos campos cobertos do Complexo Desportivo do Monte Aventino, mas de categoria superior (W75+H), onde em pares alcançou a final ao lado da irmã mais velha, Francisca Jorge.
Antes da vimaranense de 19 anos entrar em ação, Sara Lança (6-3 e 6-3 favoráveis a Radka Zelnickova), Ana Filipa Santos (4-6, 6-4 e 6-1 para Anastasia Abbagnato) e Teresa Franco Dias (6-2 e 6-3 para Yvonne Cavalle-Reimers) foram eliminadas na primeira ronda.
Na segunda-feira, Matilde Jorge discutirá o apuramento para o quadro principal com a polaca Weronika Falkowska (396.ª), que por ser cabeça de série ficou isenta da eliminatória inaugural.