Impressionante: 54 minutos bastaram para a miúda Mirra Andreeva arrasar a bem mais experiente Ons Jabeur por demolidores 6-0 e 6-2 rumo à terceira ronda do Australian Open. E assim, aos 16 anos, já atingiu pelo menos esta fase em três dos quatro torneios do Grand Slam…
Num encontro de sentido único, a jovem-sensação foi melhor do que a ex-número dois mundial em todos os capítulos (13 winners para 9, 10 erros contra 24, cinco pontos de break convertidos).
Desta forma, e aos 16 anos e 263 dias, Mirra Andreeva tornou-se na jogadora mais nova da Era Open a vencer o primeiro set por 6-0 contra uma adversária do top 10 num torneio do Grand Slam, fazendo história num palco onde há apenas uma temporada estava a jogar a final… do torneio júnior.
Jabeur, que optou por não disputar qualquer torneio antes do Australian Open, passou ao lado do duelo e nada conseguiu fazer para contrariar uma adversária 13 anos mais nova.
Mirra Andreeva começou o Australian Open a jogar a fase de qualificação e com as duas vitórias no quadro principal já está na terceira ronda, igualando a histórica campanha de 2023 em Roland-Garros. Depois disso, a russa chegou à quarta ronda de Wimbledon, pelo que apesar de ainda só ter 16 anos já chegou pelo menos à terceira eliminatória em três dos quatro torneios do Grand Slam (sendo que no outro, o US Open, jogou a segunda ronda).
Num início de jornada marcado pela chuva, Andreeva tornou-se na primeira jogadora a seguir para a terceira fase e ficará à espera da vencedora do encontro entre a compatriota Kamilla Rakhimova (90.ª) e a francesa Diane Parry (72.ª).