365 dias depois de ter derrotado Tamara Korpatsch na primeira ronda do Australian Open, Emma Raducanu regressou à ação em torneios do Grand Slam e fê-lo com um sorriso, repetindo o apuramento para a segunda ronda em Melbourne.
Atualmente na 296.ª posição do ranking, a tenista britânica realizou uma exibição praticamente perfeita para bater a norte-americana Shelby Rogers (161.ª) com os parciais de 6-3 e 6-2.
Raducanu foi operada aos dois pulsos e a um dos tornozelos durante o último ano e falhou grande parte da temporada anterior, tendo regressado há duas semanas ao circuito com uma vitória em Auckland (foi travada na segunda ronda). Rogers também enfrentou muitos problemas físicos durante o último ano e não competia desde Wimbledon.
O desfecho dificilmente poderia ter sido melhor para a britânica de 21 anos nascida no Canadá: a campeã do US Open de 2021 dominou com o serviço (venceu 30 dos 33 pontos com a primeira bola e não enfrentou qualquer ponto de break) demonstrou muito à vontade do fundo do campo, com bons sinais no capítulo da movimentação, para vencer em apenas 76 minutos.
Apurada para a segunda ronda do Australian Open pelo terceiro ano consecutivo, Emma Raducanu terá como próxima adversária Yafan Wang. A chinesa, número 97 mundial, esteve a perder por 6-0 e 3-0, mas recuperou a tempo de vencer Sorana Cirstea por 0-6, 7-5 e 6-2.