A 112.ª edição do Australian Open marca a primeira vez que o Happy Slam começa a um domingo, seguindo o rumo de Roland-Garros, e como é habitual começa com o Raquetc a reunir num só artigo os primeiros vencedores.
Ponto: Lucia Bronzetti — A disputar pelo terceiro ano consecutivo o quadro principal em Melbourne Park, a italiana de 25 anos entrou para a história ao vencer o primeiro ponto desta edição… e não só.
Jogo: Emina Bektas — A norte-americana de 30 anos segurou o serviço e foi a primeira jogadora a vencer um jogo. Ainda assim, acabaria por ver a adversária fugir com o mais importante.
Break: Lucia Bronzetti — A primeira quebra de serviço desta edição foi assinada pela italiana Lucia Bronzetti no encontro frente à ucraniana Lesia Tsurenko e acabou por ser decisiva para o desfecho da primeira partida.
Set: Kamilla Rakhimova — Para além do primeiro ponto, esta tenista russa também arrecadou a primeira partida do Australian Open, ganhando uma vantagem importante para pouco depois fazer ainda mais história…
Tie-break: Leylah Fernandez — Na John Cain Arena, a tarefa da ex-finalista do US Open foi bem mais complicada e a canadiana precisou mesmo de um tira-teias — o primeiro de todo o torneio — para ganhar vantagem no duelo com a checa Sara Bejlek, vinda do qualifying.
Encontro: Kamilla Rakhimova — Primeiro ponto, primeiro set, primeira vitória. A número 93 mundial só precisou de 72 minutos para entrar com o pé direito no Australian Open e celebrar a primeira vitória do Happy Slam, que lhe dá direito a… dois dias de folga e um cheque de 111.030 euros.