A cerimónia do sorteio dos quadros principais do Australian Open foi realizada na madrugada portuguesa desta quinta-feira e os caminhos ficaram traçados para os participantes dos quadros masculino e feminino. Com a missão de revalidarem os títulos de campeões, Novak Djokovic e Aryna Sabalenka vão abrir a quinzena frente a jogadores oriundos da fase de qualificação, enquanto a Iga Swiatek cabe a missão de transpor um duelo entre a campeã da edição de 2020 do primeiro Major da temporada.
Com o primeiro cabeça de série Novak Djokovic ainda sem conhecer o nome do primeiro oponente (para isso, terá de aguardar pela conclusão do qualifying) mas a saber que poderá cruzar-se com Andy Murray ou Gael Monfils logo na terceira ronda, para Carlos Alcaraz o nome do primeiro adversário já foi definido: o ex-top 10 Richard Gasquet, francês que se vai despedir do top 10 pela primeira vez desde 2005. Se passar a primeira barreira, o número dois do mundo terá um caminho bem favorável para melhorar a terceira eliminatória alcançada em Melbourne Park, fase onde poderá medir forças com Alexander Bublik.
Jannik Sinner, outro dos mais fortes candidatos a alcançar as etapas finais, vai abrir a campanha com Botic van de Zandschulp, ao passo que Stefanos Tsitsipas vai fazer parte de um dos duelos de peso da ronda de abertura, ao partilhar court com Matteo Berrettini. Ainda na primeira eliminatória haverá espaço para outros duelos que prometem dar espetáculo: Felix Auger-Aliassime enfrenta Dominic Thiem, ao passo que o ex-campeão Stan Wawrinka tem pela frente Adrian Mannarino. No que toca à representação portuguesa, Nuno Borges procura a primeira vitória naquele palco frente ao alemão Maximilian Marterer.
Australian-Open-mens-drawJá na competição feminina, a defensora do título Aryna Sabalenka terá de esperar para saber com quem inicia o percurso em Melbourne, mas a primeira cabeça de série Iga Swiatek já sabe que a primeira barreira consiste em sobrepujar a norte-americana Sofia Kenin, vencedora do Australian Open há quatro anos, podendo logo de seguida enfrentar outra campeã de Majors, Angelique Kerber.
Regressada ao circuito após ter sido mãe, Naomi Osaka volta a um torneio que lhe traz boas memórias — conquistou por duas vezes o troféu de campeã — e vai ter como primeira batalha a francesa Caroline Garcia. Também a desenrolar a sua segunda ‘vida’ enquanto profissional após o hiato, Caroline Wozniacki — vencedora do Australian Open em 2018 — colide na abertura com Magda Linette.
Australian-Open-womens-draw