A semana de sonho de Juncheng “Jerry” Shang (número 183 mundial) continua a melhorar e esta sexta-feira o jovem chinês de apenas 18 anos inscreveu pela primeira vez o nome nas meias-finais de um torneio ATP ao derrotar Frances Tiafoe para assinar a melhor vitória da carreira em Hong Kong.
Depois de ter perdido por duas vezes contra o norte-americano em 2023, primeiro no Australian Open e depois em Washington, o asiático conseguiu a tão desejada desforra ao vencer por 6-4 e 6-4.
Apesar de Tiafoe ter sido o adversário com melhor classificação (16.º) que Shang enfrentou ao longo da semana, foi aquele contra quem teve menos dificuldades. Isto porque na primeira ronda precisou de anular dois match points para vencer Laslo Djere por 6-7(5), 6-3 e 7-6(8) e na segunda eliminatória teve de salvar outro ponto de encontro antes de derrotar Botic van de Zandschulp pelos dramáticos parciais de 6-7(5), 7-6(2) e 7-6(2) após 3h35.
Já com três vitórias em Hong Kong, Jerry Shang tornou-se no primeiro tenista nascido em 2005 a alcançar as meias-finais de um torneio do circuito principal e garantiu uma subida ainda mais acentuada no ranking, de pelo menos 40 lugares até ao top 150.
Na quinta-feira, o chinês já tinha recebido mais uma boa notícia ao ser presenteado pela organização do Australian Open com um wild card para o quadro principal de singulares, pelo que deixará de estar preocupado com uma viagem contra-relógio até Melbourne para jogar o qualifying.