Karolina Pliskova levou a melhor no frente a frente entre duas jogadoras que já ocuparam o primeiro lugar do ranking e colocou um ponto final no regresso de Naomi Osaka em Brisbane, o palco escolhido pela nipónica, recém-mamã, para terminar a ausência de quase 500 dias.
Por três vezes campeã deste torneio, a tenista checa (que já não jogava desde setembro) recuperou da desvantagem de um set e triunfou por 3-6, 7-6(5) e 6-4 em 2h14 para se apurar para os oitavos de final.
Deste choque entre duas das jogadoras em atividade com melhores currículos destacam-se aos 87 winners (47 de Pliskova, 40 de Osaka) contra apenas 36 erros não forçados no total e os 30 ases (16-14), mas também a diferença mínima no total de pontos ganhos: 101 pela checa, 100 pela japonesa.
O último encontro entre as duas jogadoras tinha sido precisamente neste palco há três anos, com Pliskova a vencer de forma ainda mais extensa, após 2h49, a caminho do mais recente dos títulos em Brisbane.
Apesar de numericamente ter estado próxima da vitória, Osaka nunca conseguiu causar dificuldades ao serviço de Pliskova num segundo set sem breaks e que só ficou decidido no tie-break, com a pancada de saída da tenista de Praga a evidenciar-se para iniciar a recuperação.
A próxima adversária de Karolina Pliskova será outra jogadora que conta com um título do Grand Slam no currículo: a letã Jelena Ostapenko, terceira favorita.