Fisicamente “bem dentro do possível”, João Sousa abriu época “à altura do desafio”

Beatriz Ruivo/FPT

OEIRAS – Pela primeira vez a competir no Indoor Oeiras Open, João Sousa iniciou 2024 da melhor forma ao bater o italiano Samuel Vincent Ruggeri sem problemas de maior. No final, passou pela sala de conferências de imprensa do torneio para o rescaldo e para contar como foi a preparação para a nova temporada, sempre com a Taça Davis e um possível inédito apuramento para a fase final como objetivo maior.

Frente a um opositor desconhecido, como grande parte do quadro visto que competiu entre a elite na última década, o vimaranense admitiu que “as primeiras rondas custam sempre”, mas a verdade é que esteve “à altura do desafio” mesmo sem realizar a “melhor das exiibições”.

“Sabia que era um jogador que vinha do qualifying, já tinha visto um bocadinho a maneira dele jogar. Sabia que era um jogador que serve muito forte e que de fundo do court tinha de variar um bocadinho o meu estilo de jogo porque ele não gosta de ter a bola acima da cintura. Acho que consegui executar o plano na perfeição”.

Fisicamente, o tenista de 34 anos diz estar “bem dentro do possível”. “As costas continuam a chatear-me bastante, mas tentei estar a 100%. Tento todos os dias fazer recuperação e não pensar muito nisso”.

A pré-época foi diferente do habitual nos últimos 15 anos – mais curta e com limitações – e o grande foco está em ajudar Portugal na senda nunca antes alcançada, pelo que tudo o que surja previamente serve, de certo modo, de preparação para a missão Finlândia.

Para já, o próximo obstáculo é britânico, na quinta-feira, e de seu nome Paul Jubb. Em jogo um lugar nos quartos de final da primeira prova do ano, numa reedição da primeira ronda de Wimbledon de 2019 – a primeira de três vitórias (em quatro sets) rumo a uma brilhante quarta ronda.

“Do que me lembro, gosta de jogar reto, joga bem neste tipo de superfícies rápidas, serve bastante bem. Tem melhor esquerda do que direita, diria. Não tenho a certeza, tenho que ver um pouco. Mas era uma grande promessa, teve algumas operações e portanto acredito que vem com muita força para tentar fazer um bom torneio. Certamente vai pôr-me coisas difíceis, como eu vou tentar pôr as coisas difíceis para tentar vencer”.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share