OEIRAS – João Sousa (249 ATP) entrou em 2024 da melhor forma e garantiu acesso à segunda ronda do Indoor Oeiras Open. O vimaranense de 34 anos ultrapassou o qualifier italiano Samuel Vincent Ruggeri (271.º) por 6-4 e 6-2 em 1h28.
A competir pela pela primeira no torneio (mas não na nave dos campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor, onde já atuou pela equipa nacional) e pela primeira vez em Portugal a abrir uma temporada, João Sousa nem sequer perdeu o serviço em todo o encontro (só cedeu nove pontos com o ‘saque’), tendo apenas necessitado de anular um ponto de break no início do segundo set, apareceu com a marca registada (direita) em bom plano e variou a altura de bola para desregular um opositor que gosta de bater na bola sempre ao nível da cintura.
Perante um Court 1 repleto, o português de 34 anos (antigo 28.º) somou o quarto triunfo de um tenista da casa na competição (após Jaime Faria, João Domingues e Gastão Elias) e marcou duelo contra o jovem britânico Paul Jubb (669.º, ex-196.º), numa reedição da primeira ronda de Wimbledon em 2019 ganha pelo português em quatro sets.
Jubb (a competir com ranking protegido depois de duas operações – tornozelo e pulso) ultrapassou o espanhol Nicolas Alvarez Varona (715.º e também a competir com ranking especial) por 7-5 e 6-2 em 1h39.