O Australian Open divulgou, esta terça-feira, a lista de inscritos no qualifying e oficializou o apuramento de Francisca Jorge, que na reta final do ano brilhou do outro lado do Oceano Atlântico para assegurar a estreia em torneios do Grand Slam — será a oitava mulher portuguesa a fazê-lo e a primeira em seis anos e meio.
A tenista natural de Guimarães subiu 60 lugares na atualização do ranking WTA desta semana, graças ao título no ITF W25 de Mogi das Cruzes e à final no ITF W60 de Vacaria, e cumpriu o ambicioso objetivo a que se tinha proposto para a reta final da temporada.
A melhor tenista portuguesa da atualidade foi a 106.ª de 119 jogadoras a entrarem diretamente na fase de qualificação.
Aos 23 anos, Francisca Jorge será apenas a oitava mulher portuguesa a participar num torneio do Grand Slam, seguindo os passos de Leonor Peralta (estreou-se em 1970), Deborah Fiúza (1975), Sofia Prazeres (1994), Frederica Piedade (2005), Neuza Silva (2008), Michelle Larcher de Brito (2008) e Maria João Koehler (2011).
A última vez que Portugal esteve representado num quadro feminino de um “Major” foi em 2017, com Michelle Larcher de Brito a ser travada na segunda ronda do qualifying de Wimbledon. Seis anos e meio depois, a espera chegará ao fim.
Artigo atualizado e corrigido às 12h30 de 23 de dezembro: Francisca Jorge será a oitava mulher portuguesa a disputar um torneio do Grand Slam e não a sexta, como inicialmente referimos.