Francisca Jorge sagra-se vice-campeã em Vacaria e fecha 2023 à porta do top 200

Jurandréia Silveira

Francisca Jorge concluiu o périplo pelo continente americano com o vice-campeonato em Vacaria, onde só faltou uma vitória conquistar o título mais importante da carreira e assegurar a estreia no top 200 WTA já depois de ter assegurado a estreia em torneios do Grand Slam nesta travessia quase perfeita.

A melhor tenista portuguesa da atualidade (271.ª classificada no ranking WTA) entrou com o pé direito na final, mas não conseguiu manter o ascendente e perdeu pelos parciais de 3-6, 6-3 e 6-2 com a francesa Selena Janicijevic (287.ª).

A final em Vacaria foi a segunda do ano e da carreira para Francisca Jorge na categoria W60.

Em caso de vitória, a jovem de Guimarães teria conquistado o título mais importante da carreira — superando o da semana passada, no W25 de Mogi das Cruzes, e o de junho de 2022, no W25 de Cantanhede — e também teria assegurado a estreia no top 200 da hierarquia mundial.

Apesar de ter falhado esse duplo objetivo, Francisca Jorge (que ainda terá a final de pares para disputar ao lado da irmã, Matilde Jorge) despede-se do continente americano com a estreia em torneios do Grand Slam assegurada já em janeiro, no qualifying do Australian Open, e com a melhor classificação da carreira, pois na segunda-feira subirá do 271.º para o 211.º lugar.

Aos 23 anos, será a primeira portuguesa desde Michelle Larcher de Brito, no verão de 2017, a marcar presença no top 250 mundial feminino — e apenas a sexta em toda a história do ténis nacional.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share