Com o Australian Open garantido, Francisca Jorge chega à final em Vacaria e pisca o olho ao top 200

Nelson Toledo/FotoJump

Francisca Jorge continua a adicionar linhas douradas ao final de temporada e esta sexta-feira, já com o apuramento para o qualifying do Australian Open assegurado, apurou-se para a segunda final consecutiva em solo brasileiro. Se no domingo passado igualou o título mais importante da carreira, esta semana terá oportunidade de superá-lo no ITF W60 de Vacaria, onde joga pela segunda vez no ano uma decisão desta importância em singulares.

Tal como na véspera, a melhor tenista portuguesa da atualidade assinou uma exibição muito autoritária que lhe permitiu “despachar” a argentina Maria Lourdes Carle (número 126 mundial e primeira cabeça de série) por autoritários 6-3 e 6-2.

O triunfo desta sexta-feira foi o nono consecutivo de Francisca Jorge e o 12.º nos 13 encontros que já disputou do outro lado do Oceano Atlântico. A jovem de Guimarães estava na 275.ª posição do ranking quando iniciou a série de três torneios e já assegurou que será pelo menos a 211.ª quando voltar a Portugal, mas se vencer o torneio de Vacaria chegará mesmo ao top 200 pela primeira vez (192.ª).

O título conquistado no W25 de Mogi das Cruzes no passado domingo foi o quinto da carreira e primeiro desde junho de 2022 para Francisca Jorge, que tinha perdido as duas finais disputadas anteriormente este ano: no W60 de Oeiras e no W25 de Ourense.

Em Vacaria, a número um nacional disputará pela segunda vez no ano e na carreira uma final da categoria W60, apenas superada em importância pelas que Michelle Larcher de Brito (vice-campeã no ITF de 75.000 dólares de Phoenix em novembro de 2011) e Maria João Koehler (campeã e vice-campeã do ITF de 100.000 dólares de Astana em julho de 2012 e julho de 2013, respetivamente) jogaram.

Para erguer o sexto e mais importante título da carreira, que apenas ficaria atrás do que Koehler conquistou em no Cazaquistão há mais de 11 anos, Francisca Jorge terá de derrotar outra argentina, Julia Riera (142.ª), ou a francesa Selena Janicijevic (287.ª), respetivamente segunda e sétima cabeças de série.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share