Francisca Jorge (271.ª WTA) deu mais um passo decisivo em direção à primeira participação em torneios do Grand Slam ao avançar para os quartos de final do ITF W60 de Vacaria, no Brasil, um resultado que a deixou dentro dos lugares de apuramento para o qualifying do Australian Open.
Apesar da confirmação só chegar na próxima semana, com a divulgação da lista de inscritas que dará a conhecer o número de jogadoras com ranking protegido, a vitória por 7-6(0) e 6-0 sobre a colombiana Maria Paulina Perez-Garcia (1231.ª) empurrou a melhor tenista portuguesa da atualidade para o top 230 (227.ª no ranking virtual, mas com possibilidade de ainda ser ultrapassada por três jogadoras), uma posição teoricamente segura para essa “corrida”.
Com sete vitórias consecutivas (no domingo sagrou-se campeã de um W25 em Mogi das Cruzes) e a atravessar uma das melhores fases da carreira, Francisca Jorge discutirá o acesso às meias-finais com Martina Capurro Taborda.
A tenista argentina, número 157 mundial e terceira cabeça de série, foi responsável pelo afastamento da irmã mais nova da vimaranense, Matilde Jorge, num duelo de três sets logo no início da jornada.
Antes, ainda esta quarta-feira, Francisca Jorge e Matilde Jorge irão a jogo no quadro de pares, variante em que defendem o estatuto de primeiras cabeças de série.