Francisca Jorge iguala maior título da carreira e dá passo de gigante para a Austrália

Beatriz Ruivo/Federação Portuguesa de Ténis

A portuguesa Francisca Jorge igualou o maior título de singulares da carreira ao vencer o ITF W25 de Mogi das Cruzes, no Brasil, e com o feito alcançado na tarde deste domingo garantiu a melhor classificação de sempre no ranking WTA e deu um passo muito importante na luta pelo apuramento para o qualifying do Australian Open.

A número um nacional completou uma semana irrepreensível em solo brasileiro ao derrotar a lituana Justina Mikulskyte (259.ª WTA) por 6-1 e 6-1 numa final disputada entre as primeiras cabeças de série.

Com os 50 pontos WTA conquistados em Mogi das Cruzes, a tenista vimaranense de 23 anos subiu ao 237.º lugar do ranking virtual (este título só se refletirá na atualização de 18 de dezembro) e aproximou-se dos lugares de apuramento para a fase de qualificação do Australian Open, que será decidido precisamente nessa data.

Na próxima semana, num W60 também no Brasil que ainda contará para a “corrida a Melbourne”, terá a derradeira oportunidade de assegurar a tão ambicionada estreia em torneios do Grand Slam.

A vitória deste domingo foi a quinta consecutiva de Francisca Jorge em dois sets. Resolvida em 1h35, a final decorreu sempre ao ritmo da jogadora lusa, que descolou com quebras de serviço a abrirem ambos os parciais. Na fase inicial da segunda partida enfrentou cinco pontos de break, mas a forma como agarrou os dois jogos de serviço colocou um ponto final na discussão.

Em Mogi das Cruzes, a melhor jogadora portuguesa da atualidade discutiu a terceira final individual do ano (finalista de um W60 em Oeiras em abril e de um W25 em Ourense em agosto) e conquistou o quinto título da carreira, segundo na categoria W25 e primeiro precisamente desde que se estreou a vencer neste nível em Cantanhede, em junho de 2022.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share