Francisca Jorge continua a desbravar caminho em Mogi das Cruzes e na tarde deste sábado garantiu o apuramento para a final de singulares do ITF W25 brasileiro, que será a terceira do ano e a nona da carreira.
Segunda cabeça de série fruto do 266.º lugar no ranking WTA, a melhor tenista portuguesa da atualidade só precisou de 84 minutos para assinar a quarta vitória da semana em dois sets, desta vez ao superar a mexicana Ana Sofia Sanchez Palau (312.ª e quinta favorita) por 6-2 e 6-2.
Vice-campeã de um W60 em Oeiras e de um W25 em Ourense (Espanha) ao longo de 2023, Francisca Jorge terá mais uma oportunidade de erguer o primeiro título individual da temporada.
Para isso, a jovem de Guimarães precisará de superar a lituana Justina Mikulskyte (259.ª WTA e primeira cabeça de série). E se o fizer conquistará o quinto troféu de campeã, equiparado em importância ao que venceu em Cantanhede na época transata.
Com o apuramento para a final em Mogi das Cruzes, Francisca Jorge subiu ao 249.º lugar do ranking virtual (se vencer a final será 231.ª), dando mais um passo importante rumo ao objetivo de chegar pela primeira vez ao qualifying de um torneio do Grand Slam.
Os pontos deste torneio só serão considerados na atualização do ranking WTA de 18 de dezembro, precisamente o dia do “cut” para a fase de qualificação do Australian Open, na qual também entrarão os do ITF W60 que a portuguesa jogará na próxima semana em Vacaria, no Brasil.