O português Nuno Borges foi confirmado no quadro principal de singulares do Australian Open pelo segundo ano consecutivo, desta vez sem a companhia de qualquer compatriota.
Atualmente no 66.º lugar do ranking ATP, o tenista maiato de 26 anos competirá pela quinta vez consecutiva no quadro principal de singulares de um torneio do Grand Slam com entrada direta, exatamente um ano depois de o ter feito pela primeira vez.
Nuno Borges foi o único jogador luso a assegurar um lugar na grelha mais importante do “Happy Slam”, que dentro de sensivelmente duas semanas confirmará outro representante nacional, mas no qualifying: Gonçalo Oliveira, que depois de uma temporada recheada de vitórias (92) e títulos (nove) no circuito ITF assegurou o regresso aos Majors pela primeira vez desde julho de 2018.
O cut do Australian Open 2024 ficou estabelecido no 97.º lugar, ocupado pelo norte-americano Alex Michelsen. O austríaco Dominic Thiem (98.º) foi o primeiro a ficar de fora e sete jogadores (entre os quais Rafael Nadal) entraram com ranking protegido.
Atualmente sem classificação, Nick Kyrgios optou por não o fazer — mas ainda poderá ser convidado pela organização.