Embalada por uma jornada dupla vitoriosa, Francisca Jorge (275.ª) já não conseguiu esta sexta-feira manter a chama acesa e viu cair por terra as aspirações de alcançar o último patamar da competição no México. A número um nacional esteve num dia com poucos motivos para relembrar e anulou a defesa do estatuto de segunda cabeça de série do ITF W40 de Vera Cruz.
Desinspirada para encarar o confronto com a anfitriã Victoria Rodriguez (445.ª), a vimaranense de 23 anos não conseguiu acionar o motor e esteve sempre por trás dos acontecimentos. Depois de um primeiro parcial já sem grandes indícios positivos, Jorge manteve-se bloqueada num segundo ainda menos animador, chegando ao fim de pouco mais de uma hora o duro golpe por 6-1 e 6-0.
Francisca Jorge, que se despede de Vera Cruz nas meias-finais da prova e com a garantia de reconquista de várias posições na tabela feminina, tem viagem marcada para cruzar o equador e é uma das principais favoritas em Mogi das Cruzes, município brasileiro de São Paulo que recebe na próxima semana um evento de categoria W25. Matilde Jorge junta-se à irmã na lista de participantes e também assegurou entrada direta no quadro principal.