Matilde Jorge (579.ª) tinha sido a única figura da casa a assegurar acesso direto ao quadro principal sem recurso a wild card (numa semana em que a irmã Francisca Jorge compete no México), mas o percurso no Lousada Indoor Open não passou da primeira barreira. A vimaranense de 19 anos viu-se incapaz de igualar o registo alcançado na semana passada naquele mesmo palco e deixou fora de hipótese um encontro com a quarta cabeça de série.
Sem conseguir demonstrar o seu maior favoritismo perante a alemã Johanna Silva (1034.ª), a atleta do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis nunca conseguiu estar por cima dos acontecimentos em nenhum dos parciais e ao fim de quase duas horas de resistência a chama apagou-se com a derrota por 7-5 e 6-4.
No primeiro parcial até foi a primeira a agitar o marcador, mas um break conquistado rapidamente foi devolvido e numa etapa mais adiantada Silva repetiu a dose para cerrar o punho. Sem querer baixar a cabeça, Jorge ainda se recompôs depois de uma nova liderança consolidada pela oponente logo a abrir o segundo set, mas a germânica voltou a apresentar argumentos mais fortes e esse fator acabaria por fazer a diferença nos momentos-chave.
Novamente sem competir na variante de pares, Matilde Jorge deixa a representação nos singulares a cargo de Ana Filipa Santos, Elizabet Hamaliy — as duas convidadas pela organização — e Angelina Voloshchuk, única figura lusa a furar a fase de qualificação. O trio resistente tem estreia agendada para a jornada desta quarta feira no Complexo Desportivo de Lousada.