Francisca Jorge (275.ª) iniciou na noite desta terça-feira a campanha no torneio W40 de Vera Cruz, no México, e foi com um triunfo de altos e baixos que conseguiu subir o primeiro degrau enquanto detentora do estatuto de segunda cabeça de série. A número um nacional chegou a comandar o primeiro parcial com um break de vantagem, mas uma momentânea quebra de foco ainda a levou a precisar de salvar set points, antes de selar o triunfo ainda em menos de duas horas.
Frente à canadiana Layne Sleeth (759.ª), a vimaranense de 23 anos rapidamente declarou as suas intenções e depois de uma quebra de serviço concretizada conseguiu ascender a 4-2. No entanto, o fosso não foi robusto o suficiente e foi forçada a ir a tie-break, onde esteve entre a espada e a parede — salvou quatro pontos de set — antes de reassumir o comando. O segundo capítulo não foi tão atarefado para Jorge, que já não cometeu as mesmas falhas para sorrir por 7-6(11) e 6-3.
Tendo abdicado da competição de pares para centrar o foco exclusivamente nos singulares, Francisca Jorge — que é a teórica principal favorita da metade inferior a alcançar a final do próximo fim de semana — passa a ter pela frente uma missão com a norte-americana Taylor Ng (522.ª), nome com o qual apenas se cruzou na variante de pares: por duas ocasiões em 2022, em Leiria e nas Caldas da Rainha, onde a vitória caiu para o lado da portuguesa.